Depois de apresentar as lendas do Saci, do Lobisomem, do Curupira e da Mula sem Cabeça, que tal dar asas à criatividade da turma e incentivá-la a criar novos personagens? Antes, aguce a imaginação das crianças com questões como: "se a Mula sem cabeça tivesse a cabeça do Lobisomem, como ela seria? E o que faria?"; "E se o Saci ganhasse a outra perna e esta fosse como a do Curupira? Como ele viveria?"; "E se o lobisomem recebesse o pé do Saci, em que daria?" proponha em seguida, o jogo de ilustrações:
COMO MONTAR
- Tire cópias das partes dos personagens e distribua-as para as crianças pintarem.
- Recorte as peças depois e cole-as sobre EVA para que conservem bem por mais tempo.
- Divida a sala em grupos e distribua um jogo com os pedaços de todos os personagens para cada criança.
- Peça para montarem novos personagens, encaixando a cabeça de um com o tronco e os pés dos outros. Depois, cada um apresenta o seu personagem à sala.
- Explique que a turma está fazendo uma releitura das lendas. essa atividade é bem divertida e trabalha com a oralidade. Além disso, oportuniza a discussão sobre a estrutura do corpo dos personagens e suas perspectivas funções: por exemplo, os pés para trás do Curupira servem para despistar.
Fonte: Guia Escolar Extra. Folclore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário